quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Indicação de Popularidade das Linguagens de Programação

Segundo o instituto TIOBE, o mais sério do mercado, na avaliação das Liguagens de Programação.
O Ranking de Outubro dar-se da seguinte forma:

  1. Java
  2. C
  3. C++
  4. VisualBasic
  5. PHP
  6. Python
  7. Perl
  8. C#
  9. Delphi
  10. Rubi

ATENÇÃO: O índice TIOBE não é sobre a melhor linguagem de programação, e sim, a línguagem na qual a maioria das linhas de código são escritas no mundo.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Photoshop nas Nuvens!!!

A não ser que seja um erro de digitação, o serviço gratuito do site Photoshop Express não oferece nenhuma capacidade de edição profissional de imagens. Trata-se, na verdade, de um produto Beta da Adobe que oferece ferramentas intuitivas e eficientes para que iniciantes tenham um gostinho de tudo que o gigante Photoshop tem a oferecer. Além disso, ele ainda oferece 2 GB de armazenamento de imagens online e ferramentas (rudimentares) de compartilhamento dos arquivos.

Os controles de ajuste de cor e brilho, por exemplo, ilustram bem a ênfase na simplicidade que o Express oferece. Clicando na ferramenta de saturação de cor, você verá seis miniaturas da imagem que você está editando com os diferentes resultados que os níveis de saturação vão gerar. Você só tem que escolher o que mais gostar. Simples assim. No geral, porém, o filtro Auto Correct deve fazer tudo aquilo que você precisa para uma edição rápida de uma foto que você vai mandar para o Picasa, o Facebook ou o Photobucket.

Algumas funcionalidades que outros sites similares oferecem, no entanto, não são oferecidas pelo Photoshop Express. É o caso da impressão de imagens e da criação de álbuns, ainda que você possa adicionar informações sobre cada imagem tratada. Mas não é possível associar fotos a pessoas, lugares ou eventos, além de o sistema não permitir que se deixe comentários sobre as fotos, como fazem o Flickr e o Picasa. Além desses inconvenientes, o processo de upload das imagens é desajeitado e restritivo.

Do modo como está configurado, o site se encaixa melhor às necessidades de um usuário do Facebook, por exemplo, que não precisa da monstruosa capacidade de edição do Photoshop tradicional. Mas o Express pretende ser apenas um editor de imagens casual e, para o que se propõe, o site é bem implementado e envolvente.

Firefox Mobile alpha nas próximas semanas!

O navegador móvel da Mozilla, que está atualmente em desenvolvimento e possui o codenome Fennec, deverá ganhar uma versão alpha dentro de algumas semanas.

John Lilly, Chefe-Executivo da Mozilla, afirmou que o desenvolvimento do produto está progredindo rapidamente.

"Queremos ter certeza que a internet no celular será como a Web que conhecemos, ao contrário daquilo que a indústria móvel oferece hoje, que está fechada, com redes separadas e experiência de uso danificada para o usuário. A primeira coisa a fazer é trazer o Firefox para aparelhos móveis. Estamos trabalhando nisso, e nós vamos ver alguns alphas dentro de algumas semanas. " disse Lilly em entrevista ao San Jose Mercury News:

Embora as primeiras versões do Fennec já estejam sendo testadas em aparelhos da Nokia, a Mozilla possui planos e intenção de trazer suporte multi-plataforma ao navegador.