segunda-feira, 21 de abril de 2008

Google lança hosting grátis para aplicativos

App Engine é um serviço gratuito para desenvolvedores que podem hospedar seus projetos e usar a infra-estrutura do Google. Trabalha com aplicativos em Python e concorre com serviço similar da Amazon. Você usaria?
O Google acaba de lançar um serviço chamado App Engine. A idéia é ser um serviço completo de hosting, banco de dados e servidor de arquivos com infra-estrutura e tecnologias do Google, com a oferta de uma boa quantidade de recursos gratuitos para desenvolvedores criarem seu aplicativos.
O servidor aproveita o famoso cloud computing do Google, database com BigTable e storage com o Google File System. Todas estas tecnologias são utilizadas pelo próprio Google em seus aplicativos para que sejam rápidos e facilmente escalonáveis.
Escalabilidade sem preocupação
A novidade resolve um grande problema que startups têm: como gerenciar um servidor quando se faz sucesso de uma hora para outra. Em um dia eu tenho um punhado de usuários, no outro dia eu tenho milhões, meu servidor cai, eu fico desesperado e perco os cabelos e os usuários.
Com o App Engine o desenvolvedor pode preocupar-se só em desenvolver o seu programa e deixar toda a parte de infra estrutura para o Google.
Modelo de negócio briga com Amazon
Na versão "preview" lançada, os aplicativos não podem usar mais do que 500 MB de espaço em disco, 200 milhões de megaciclos/dia de CPU, e 10 GB de banda por dia. Vocês sabem que isso não é pouco.
Outro limite é que, por enquanto, somente aplicativos desenvolvidos em Python podem rodar no servidor. Google diz que a estrutura toda é feita para suportar qualquer linguagem e que vai aos poucos liberar novas linguagens.
A idéia, quando o produto estiver pronto, é vender mais recursos para os desenvolvedores, conforme a demanda de seus aplicativos. Exatamente o que a Amazon faz com seus serviços de Storage e Cloud Computing.
A concorrência entre os dois agora será uma briga boa de assistir. Enquanto o Google entra no mercado com uma afinidade muito grande com os desenvolvedores, a Amazon já é o líder deste mercado e tem vários cases muito interessantes para mostrar.
APIs do Google para tarefas mais comuns
Além de tudo isso, o App Engine ainda dá acesso a APIs do Google para fazer tarefas comuns como autenticação de usuários e envio de e-mails. Ou seja, eu poderei usar minha conta do google para fazer login em um aplicativo hospedado no App Engine.
O serviço tem também uma ampla gama de análises de uso do servidor, de banda, de ciclos, etc, algo como o Google Analytics mas voltado para o servidor em si e não para o conteúdo. Eles dizem que estes são só os primeiros features, que ainda não estão nem perto de ter todos os features planejados para o serviço.
Isso deve mudar o cenário?
Com isso, desenvolvedores têm um custo a menos para lançarem um aplicativo. Será que isso muda o cenário da web 2.0? Será que terá um impacto grande? Você usaria o serviço?

Por Gilberto Alves Jr.

Nenhum comentário: