segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Sun monta equipe para MySQL no Brasil

A Sun Microsystems adquiriu a MySQL no início do ano por 1 bilhão de dólares. Cerca de 400 funcionários da companhia de banco de dados foram absorvidos pela empresa liderada por Jonathan Schwartz. Kaj Arnö, vice-presidente de relações com a comunidade MySQL, afirma que o maior interesse da Sun na compra do MySQL AB é aumentar a receita com a venda de hardware, por meio de sua linha de servidores de banco de dados.

Outra estratégia é transformar usuários da versão gratuita do MySQL em clientes corporativos da Sun. O MySQL Enterprise reúne alguns programas proprietários para monitoração do sistema, além de suporte técnico em diferentes níveis. A mesma linha é adotada com o Solaris, sistema operacional da companhia. A empresa oferece a versão gratuita do OS, a Open Solaris, ao mesmo tempo em que vende o software com serviços agregados a seus clientes corporativos.

“O MySQL está instalado em mais de 10 milhões de máquinas globalmente. Com a aquisição, a Sun quer competir num mercado estimado em 17 bilhões de dólares”, afirma Arnö.

Por enquanto, a equipe brasileira será pequena, formada por três profissionais na área de vendas, dois para suporte e dois paras consultoria de pós-venda. “O MySQL será tratado como mais uma linha de negócios dentro da Sun”, afirma Rodolfo Fontoura, presidente da Sun no Brasil.

Segundo Fontoura, a Sun trabalhará por meio de canais de vendas, com foco inicial no segmento corporativo. Há muitos usuários de MySQL que mantêm o banco de dados sob a custódia de equipes internas de TI. Mas, apesar do MySQL estar disponível a qualquer um, Fontoura lembra que, dependendo da complexidade das aplicações desenvolvidas em cima dele, é arriscado não contar com um suporte técnico mais qualificado.

“O nosso desafio, agora, é capacitar os canais de venda e incentivar o treinamento de profissionais dedicados a MySQL”, diz o executivo.

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